domingo, 21 de dezembro de 2008

...Época de saudades!!!...

Nao sei se vocês reparam mais aqui no blog nao comentamos muito sobre o Natal..
Eu hoje em dia nao curto muito essa data, acho que a grande magia ficou la nos tempos de criança.
Época onde se reunia a familia, esperavamos o Papis Noel chegar, sempre alguem se fantasiava para entregar os presentes, eu e meus primos passavamos a noite toda brincando, comendo aquelas comidinhas gostosas..Ahh, era uma delicia!
Mas tudo aquilo era organizado por uma pessoa que eu sempre amei muito, a minha AVÓ paretna!!
Ela preparava cada detalhe, cada prato servido, cada sobremesa, fazendo sempre tudo para agradar os netos,lembro tao bem das rabanadas e das empadinhas de queijo que so ela sabia fazer, nossa eu adorava e era o tipo da coisa que so comia na casa dela, pq so ela fazia como eu gostava!
Eu sempre fui muito grudada na minha avó, sempre fui a neta mais proxima, a que vivia na casa dela, que adorava passar tardes com ela, passear, qualquer coisa que eu pudesse estar com ela!!!!
Infelizmente quando eu tinha uns 10 anos ela faleceu, eu acompanhei de perto cada estagio da doença(cancer)e sofria ao ver ela cada vez mais fraca e debilitada,mesmo sendo uma criança eu sentia que a qualquer momento poderia perde-la. E isso aconteceu, mas foi pior do que eu imaginava, pois ela faleceu em casa e foi tudo muito rapido, sem tempo de me despedir, de dar um abraço, um beijo, ela simplismente se foi, em um piscar de olhos..e eu escondida vi ela ser carregada pelos meus tios, colocada no carro, todos chorando, foi nesse momento que eu entendi o que era a morte e o quanto doia para quem ficava aqui....
Com a partida dela nao houve mais motivos para celebrar, para reunir a familia, ja que ela era o elo entre os seus 4 filhos, que nao eram muito ligados entre eles!!
Motivo tambem pelo qual ela fazia questao de tentar juntar todos eles, para q nós seus netos crescessemos proximos uns dos outros e ate o momento que ela esteve aqui ela fez seu papel com maestria, era uma delicia estar na casa dela, com meus primos, correr no quintal so de calcinha ou cueca para tomar banho de mangueira, tomar banho de banheira, montar cabaninha, se vestir com as roupas e sapatos dela, dormir abraçada com ela, pois eu tinha medo do escuro..
E assim o Natal que antes era uma das epocas que mais nos divertiamos e nos reuniamos foi se tornando cada vez mais raro, cada um de seus filhos começou a passar em sua casa com sua familia(marido-mulher-filhos), nós os netos fomos crescendo e depois da adolescencia acabamos por nos distanciar, pelo menos fisicamente, pois via internet mantemos contato.
A cada ano essa época ficava mais sem graça, eu passava na casa do meu pai com sua mulher e minha irma q é mais nova e filha do segundo casamento dele, nao tinha mais aquele clima gostoso de reencontrar pessoas queridas, conversar, trocar presentes, tudo ficou muito frio, ate pq q minha relaçao com meu pai nao é das melhores..
Enfim, depois dos 20 anos começei a passar o natal em minha casa com minha mae e minha familia materna, a reunião é mais gostosa, animada, mas ainda sinto mto falta daquela época..
Época que eramos, crianças, ingenuas, alegres, felizes, que nos divertiamos com qualquer caneta e pedaço de papel..epoca em que as unicas preocupaçoes era fazer era a liçao de casa para ter tempo de brincar ate anoitecer..
*Ah nao reparem, mas essa epoca do ano me deixa mais emotiva!*

...Beijocas da Loira...