domingo, 21 de dezembro de 2008

...Época de saudades!!!...

Nao sei se vocês reparam mais aqui no blog nao comentamos muito sobre o Natal..
Eu hoje em dia nao curto muito essa data, acho que a grande magia ficou la nos tempos de criança.
Época onde se reunia a familia, esperavamos o Papis Noel chegar, sempre alguem se fantasiava para entregar os presentes, eu e meus primos passavamos a noite toda brincando, comendo aquelas comidinhas gostosas..Ahh, era uma delicia!
Mas tudo aquilo era organizado por uma pessoa que eu sempre amei muito, a minha AVÓ paretna!!
Ela preparava cada detalhe, cada prato servido, cada sobremesa, fazendo sempre tudo para agradar os netos,lembro tao bem das rabanadas e das empadinhas de queijo que so ela sabia fazer, nossa eu adorava e era o tipo da coisa que so comia na casa dela, pq so ela fazia como eu gostava!
Eu sempre fui muito grudada na minha avó, sempre fui a neta mais proxima, a que vivia na casa dela, que adorava passar tardes com ela, passear, qualquer coisa que eu pudesse estar com ela!!!!
Infelizmente quando eu tinha uns 10 anos ela faleceu, eu acompanhei de perto cada estagio da doença(cancer)e sofria ao ver ela cada vez mais fraca e debilitada,mesmo sendo uma criança eu sentia que a qualquer momento poderia perde-la. E isso aconteceu, mas foi pior do que eu imaginava, pois ela faleceu em casa e foi tudo muito rapido, sem tempo de me despedir, de dar um abraço, um beijo, ela simplismente se foi, em um piscar de olhos..e eu escondida vi ela ser carregada pelos meus tios, colocada no carro, todos chorando, foi nesse momento que eu entendi o que era a morte e o quanto doia para quem ficava aqui....
Com a partida dela nao houve mais motivos para celebrar, para reunir a familia, ja que ela era o elo entre os seus 4 filhos, que nao eram muito ligados entre eles!!
Motivo tambem pelo qual ela fazia questao de tentar juntar todos eles, para q nós seus netos crescessemos proximos uns dos outros e ate o momento que ela esteve aqui ela fez seu papel com maestria, era uma delicia estar na casa dela, com meus primos, correr no quintal so de calcinha ou cueca para tomar banho de mangueira, tomar banho de banheira, montar cabaninha, se vestir com as roupas e sapatos dela, dormir abraçada com ela, pois eu tinha medo do escuro..
E assim o Natal que antes era uma das epocas que mais nos divertiamos e nos reuniamos foi se tornando cada vez mais raro, cada um de seus filhos começou a passar em sua casa com sua familia(marido-mulher-filhos), nós os netos fomos crescendo e depois da adolescencia acabamos por nos distanciar, pelo menos fisicamente, pois via internet mantemos contato.
A cada ano essa época ficava mais sem graça, eu passava na casa do meu pai com sua mulher e minha irma q é mais nova e filha do segundo casamento dele, nao tinha mais aquele clima gostoso de reencontrar pessoas queridas, conversar, trocar presentes, tudo ficou muito frio, ate pq q minha relaçao com meu pai nao é das melhores..
Enfim, depois dos 20 anos começei a passar o natal em minha casa com minha mae e minha familia materna, a reunião é mais gostosa, animada, mas ainda sinto mto falta daquela época..
Época que eramos, crianças, ingenuas, alegres, felizes, que nos divertiamos com qualquer caneta e pedaço de papel..epoca em que as unicas preocupaçoes era fazer era a liçao de casa para ter tempo de brincar ate anoitecer..
*Ah nao reparem, mas essa epoca do ano me deixa mais emotiva!*

...Beijocas da Loira...

15 Trocam idéias:

Núbia disse...

Eu acho essa época muito triste, não sei explicar por que.

Branca disse...

Você é muito sensível, legal isso!!!
Saudades do tempo de criança, todos temos... a felicidade sem limites, a pureza, a alegria de desembrulhar um presente rsrs, tudo era motivo de felicidade.
Mas não podemos deixar que nada atrapalhe a magia do Natal, a alegria de termos uma família pra abraçar, mesmo com todos os defeitos, ainda assim temos alguém...
Resgata essa alegria de dentro de vc, e qdo tiver seus filhos (não sei se já tem rsrs) não deixe de comemorar com eles, pra poder passar um pouquinho de tudo de bom que já teve na sua infância.

Bjo carinhoso,
Branca.

Ro disse...

Pois é querida, algumas pessoas fazem falta pois eram a peça principal que unia as outras peças desse enorme quebra cabeças chamado família, seja emotiva sim isso é lindo (olha a emotiva mor falando), mas aproveite cada minuto ao lado daqueles que te amam de verdade!!


Beijos!!

Única e Exclusiva disse...

Pensei e chorei sobre este assunto hoje, ouvi uma música que lembrou minha vozinha materna, minha amiga, minha companheira, minha dinda ... que saudade!
Mt bom saber que acontece a mesma coisa em várias familias oq aconteceu com a nossa, pq ela tb unia todos seus filhos, os 8. Faz uma falta ...
Bom compartilhar este momento com uma pessoa querida e emotiva como vc. TE ADORO!

b.e.i.j.o.s.

Anônimo disse...

eu nunca gostei de natal.gosto mesmo é da virada.

bjos

Ana Rosa disse...

Crescer é difícil né? enxergar com outros olhos as fantasias de criança. mas temos que saber fazer a nossa história valer a pena e quem sabe criar a nossa própria fantasia, olha comentei atrasada o post abaixo, bjs linda

Blogueira Master disse...

A vida é feita de lembranças, Loira... Ainda bem que vc as tem... Se hj é sem graça, pode ser que amanhã vc volt a ter ótimos natais, quem sabe mais adiante com a família que VC irá construir. Foi um belo texto de se ler, parabéns. Beijos!

suavesencantos disse...

Loira eu tbm fico triste no natal pq me lembro de meus avós q tbm faleceram,das reuniões de família q eram tão animadas, e hoje em dia não são mais,

bjos.

Larissa disse...

Ahhhh eh... natal, não sei pq, me deixa tbm um pouco nostálgica!
Lindo o texto :D
=*

Única e Exclusiva disse...

oIIE

Tem meme pra VOCÊS lá no meu blog

^.^

Ka disse...

Ai Loira... fiquei tao triste por vc nao ter sua avó por perto...

=/

Mas faz uma coisa: qd vc tiver sua familia aja como sua avó!!!

=)

Anônimo disse...

Bah, detesto natal... hj... mas como disse a Mel, quem sabe daqui a pouco voltemos a gostar.

bjoks, boa semana,

Tessa.

Safa e Fada disse...

Loirinha q q aconteceu com o mocinho???

bjo pra tu e pra moreninha!

Carrie disse...

salve loira...todos ficam um pouco emotivos nessa epoca naó eh..pra mim o mes de dezembro tambem é triste pois perdi minha vo no dia 10 ha 6 anos, tb de cancer...era como a sua...reunia todos e era exreemamente especial..
ainda tentamos manter vivo o espito de natal que ela gostava mas nunca eh a mesma coisa!
boas festas pra ti e morena tb

bjs
carrie

Delirios de mulher disse...

Eu nunca tive um grande Natal,sinceramente nunca foi nada mais que um feriado,pelo fato da minha familia ser muito desunida.
Quando era criança ainda me importava com a data,hoje em dia se eu puder ficar em casa e sossegar está bom.
Mais que bom que você tem boas lembranças dessa época,e da sua infância,são as coisas que passaram por nós e nossas experiências que controem nossa personalidade.

Bjs